-
Arquitetos: Mauricio Morra
- Área: 214 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ramiro Sosa
-
Fabricantes: Barco Instalaciones, FV, Iluminarte, Ilva, JyM Aberturas, Lare, Norly Equipamientos, Peisa, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. As Duas Casas Metálicas estão localizadas em um lote de esquina de 12 x 30 metros, em um bairro na periferia leste da cidade de Rafaela, província de Santa Fé, Argentina. A situação de esquina foi aproveitada para gerar as entradas na fachada norte mais longa, e para dar uma hierarquia entre as duas casas. A proposta evita espaços comuns, que significavam maiores custos de construção e manutenção. O terreno foi dividido exatamente ao meio, deixando toda a área construída e de superfície livre privada - com seus próprios pátios -, com exceção do recuo norte obrigatório, que foi mantido como um jardim semi-público.
Ambas as casas são idênticas, com dois pavimentos e dois dormitórios (um quarto e banheiro acessíveis no térreo e outro no primeiro pavimento). As casas mantêm nas empenas a sul e oeste os serviços, e aproveitam as melhores orientações leste e norte para iluminação, luz solar e ventilação.
Sua estrutura é metálica e modular, feita de perfis duplos UPN, além de tubos quadrados e retangulares. As aberturas e envoltórios externos são feitos de alumínio (tubos retangulares verticais colocados em suas faces ou bordas). Estes componentes principais - estrutura, envoltórios e aberturas - fundem-se em uma expressão única e integrada, cumprindo diversas funções: controle climático, iluminação, visual, privacidade, segurança, com muito baixa manutenção. Quanto à área interna, as divisórias foram feitas com técnicas secas.
Possuem galerias de pé direito duplo voltadas para leste, funcionando como uma transição entre o interior (salas de estar onde se destaca a sala de jantar de pé direito duplo) e o exterior (pátios de expansão). Existe uma estreita relação, sinergia e fluidez espacial entre estas três partes - dentro-transição-fora. Um pátio de luz no pavimento superior acentua esta contingência e integração de espaços abertos e cobertos, com situações de iluminação e a presença de elementos naturais - céu, luz, vegetação - que favorecem uma atmosfera de tranquilidade.
Devido a sua configuração topológica, a proposta inclui versatilidade de usos e flexibilidade para futuras ampliações, sem corromper seus conceitos originais. Em alguns dos módulos de pé direito duplo - sala de jantar ou galeria - é possível acrescentar, de maneira muito simples, mezaninos com tecnologias secas, dentro da mesma construção.